Janeiro Branco e a Procrastinação

Estamos na metade do primeiro mês do ano, período em que comumente as pessoas tendem a adotar uma ideia de recomeço, renovação, mudanças, melhorias, planejamento para o novo ano. No entanto estão presas aos velhos hábitos disfuncionais (inadequados). Estes por serem difíceis de modificar, acabam atrapalhando e minando as forças de quem buscava inovações. Daí vem a procrastinação que é o mesmo que adiar, deixar para depois.

A procrastinação traz ansiedade e estresse ao indivíduo que sabe muito bem o que deve ser feito. Porém deixar de fazer a tarefa, o que traz também a sensação de culpa, vergonha, mal-estar por não cumprir os compromissos, resultando assim em frustração e perda de produtividade.

Aqui vão algumas dicas de como “sabotar” o hábito de procrastinar e superar esse obstáculo:

Seja gentil com você mesmo

Se aceite como está, não se julgue, não se “açoite”, ou seja, aceite também o seu problema, abrace-o, sinta-o. Porém isso não quer dizer se dar por vencido diante da adversidade e sim assumir suas limitações. Assim você pode ter uma visão mais nítida, detalhada do seu problema para que ele possa ser observado, analisado e por fim, superado com estratégias.

Crie um checklist

Para começar com a lista de tarefas, não esqueça de ser gentil e compreensivo com você mesmo. Então nada de metas irreais, difíceis de mais para suas condições atuais, use lápis (caso precise cancelar ou remarcar para outro dia), não use muito rigor no início e, se possível, evite muitos horários certinhos. Comece organizando o dia atual e o de amanhã (não exagere no número de tarefas, o objetivo é mostrar para si que você consegue cumprir seus objetivos). No dia seguinte organize as tarefas do próximo dia e assim por diante. Faça isso por um mês, logo você estará com esse hábito mais enraizado e com mais facilidade de listar os objetivos da semana.

Divida tarefas grandes por etapas

Tarefas muito grandes ou complexas podem ser desanimadoras demais. Se possível, faça por etapas, isso mesmo, tarefas menores, vá riscando da lista até que você cumpra tudo! Você pode usar intervalos entre as subtarefas, melhor que esses intervalos sejam cronometrados, por exemplo, descanso de dez ou quinze minutos. Respeite o tempo do descanso e a hora de retomar à tarefa.

Priorize

Organize e cumpra os compromissos por prioridade e por praticidade. Em dias difíceis (todos temos) faça o primordial e se der, as tarefas mais simples.

Recompense-se

Receba de você mesmo agrados, prêmios por ter atingido um objetivo! Sua mente vai começar a associar mais facilmente o cumprir dos deveres com a sensação de bem-estar e satisfação. Além de você ter eliminado uma obrigação, um peso ou responsabilidade, deixando sua consciência tranquila.

Tenha paciência com você

No início pode não ser tão fácil e no decorrer do progresso, pode haver recaídas quando ao antigo hábito de deixar para depois. Lembre-se: seja gentil e acolhedor. Troca de hábitos são aprendizado e ressignificação, requer tempo para fixar e substituir os antigos por novos.

Comments

  1. Deusemar Gonçalves de Assis says:

    Bom dia 🌹gratidão sempre justamente o que eu estava precisando, pois estou passando por ,ansiedade e depressão, exatamente por isso tudo que foi mencionado acima, obrigada por chegar na hora certa! Que Deus abençoe 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *